sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pratique!

Vou publicar aqui trechos de um escritor, ou melhor, um pensador: Um mestre contemporâneo da índia, Osho. Que vê tudo de outro ângulo, uma forma completamente diferente do que foi instituído pela sociedade. Não que eu concorde com tudo (condordo com esses que postarei), mas admiro tudo. Só pela grande capacidade de pensar diferente, criar novos conceitos, pontos de vista.

Leia, reflita, pratique!

"Sempre que houver alternativas tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo socialmente aceitável, pelo honroso. Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."

"A palavra coragem é muito interessante. Ela vem da raiz latina cor, que significa "coração". Portanto, ser corajoso significa viver com o coração. E os fracos, somente os fracos, vivem com a cabeça; receosos, eles criam em torno deles uma segurança baseada na lógica. Com medo, fecham todas as janelas e portas – com teologia, conceitos, palavras, teorias – e do lado de dentro dessas portas e janelas, eles se escondem.

O caminho do coração é o caminho da coragem. É viver na insegurança, é viver no amor e confiar, é enfrentar o desconhecido. É deixar o passado para trás e deixar o futuro ser. Coragem é seguir trilhas perigosas. A vida é perigosa. E só os covardes podem evitar o perigo – mas aí já estão mortos. A pessoa que está viva, realmente viva, sempre enfrentará o desconhecido. O perigo está presente, mas ela assumirá o risco. O coração está sempre pronto para enfrentar riscos; o coração é um jogador. A cabeça é um homem de negócios. Ela sempre calcula – ela é astuta. O coração nunca calcula nada."

"Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada,os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar.Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento. Assim somos nós. Só podemos ir em frente e arriscar. Coragem! Avance firme e torne-se Oceano!"

"Onde você estiver, é sempre o início. É por isso que a vida é tão bela, tão jovem, tão virgem."

"Não tente forçar. Deixe a vida fluir. Veja os milhões de botões de flores que Deus abre todos os dias sem fazer força alguma."

"Algo que você deveria sempre manter
– e esta é a única obrigação – é ser feliz."

"Na nossa desesperança está a única esperança, porque na nossa ausência de desejo está a nossa única satisfação. E por causa do nosso imenso desamparo, de repente, toda a existência começa a nos ajudar."

(Osho)

8 comentários:

  1. Tocou-me o trecho que trata de ser rio e tornar-se oceano por referir-se a duas coisas muito importantes na vida de qualquer um: o medo e a superação deste.

    ResponderExcluir
  2. o Osho escreve muito bem,todo texto dele traz uma paz muito grande.Ele é muito espiritual e consegue se fazer entender e nos faz bem.Parabéns Pamella,esse blog vai ser lindo. O Osho merece

    ResponderExcluir
  3. Oi, menina!
    Adoro os textos do Osho. São sempre tão profundos, deixam um mar de esperança e positividade em meio a tantas dificuldade que a vida nos impõe.
    Gostei demais do seu blog. Tenho certeza que poderá ajudar e confortar muitas pessoas.
    Parabéns.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. 'o caminho do coração' são os mutantes da record! kkkkkkk

    sei quem é Osho não, mas bem 'pensantes' esses textos..

    "Opte pelo que faz o seu coração vibrar. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências."

    às vezes as consequências são bem desagradáveis.. :(

    beijos Nhac (L)

    ResponderExcluir
  5. Olá... retribuindo a visita e o elogio! Muito legal seu blog!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. oi pam sempre acompanho seu fotolog a gente se falava pelo pix cheguei ate a ter msn do sergio e o seu mas nunca vi vc's on q bom q vc ta no blogspot assim da pra gente q num é famoso q nem vc se conhece melhor beijokas

    ResponderExcluir
  7. Mais um escritor/pensador pra minha coleção. =]

    ResponderExcluir